segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Plano de aula "Jogos e Brincadeiras"

1-Segmento de ensino e série(s‭)‬ a que se destina(m‭)‬ o plano
Educação Infantil‭ (‬5‭ ‬anos‭)

2-Tema/Assunto‭*(*‬incluir também o componente Curricular‭)
Jogos,brinquedos e brincadeiras

3-Tempo Necessário
1h/‭ 4 dias


4-Objetivo(s‭)
Desenvolver no aluno o interesse pela atividade Física,através dos jogos e brincadeiras folclóricas levando o aluno a conhecer a nossa Cultura Brasileira,visando também,o seu desenvolvimento corporal,motor, de comunicação e sua expressão para uma melhor desenvoltura.


5-Conteúdos‭ (‬Conceituais,procedimentais e atitudinais‭)

Conceituais
-Saber mais sobre o seu corpo,assim,passa a conhecê-lo melhor;
-Descobrir através dos movimentos as suas habilidades motoras;
-Perceber que o seu movimento é um instrumento para comunicar-se expressa-se;

Procedimentais
-Descoberta  dos movimentos que favoreçam a sua habilidade corpórea dentro do Folclore Brasileiro;
-Estrururação de movimentos que requeiram coordenação geral e seletiva;
-Desenvoltura de hábitos posturais no seu cotidiano.

Atitudinais‭
-Capacidade de ouvir as opiniões em grupo;
-Compreender que as manifestações fazem parte da vida;
-Disposição em adaptar regras,material e espaço,visando jogos e brincadeiras;
-Valorização da Cultura Brasileira como linguagem de forma de comunicação e interação social.

6-Materiais e Recursos necessários
-Corda
-Quadra

7-Organização do espaço e do grupo‭

Atividade‭ ‬AMARELINHA‭– ‬em quadra‭ ‬-‭ ‬os alunos serão organizados individulamente e em fila;
Atividade‭ CABO DE GUERRA‬-‭ ‬em quadra‭ ‬-‭ ‬os alunos serão organizados em dois grupo e em fila.
Atividade BARRA MANTEIGA-em quadra-os alunos serão organizados em dois grupos.

8-Desenvolvimento da atividade,estratégias e procedimentos‭ (‬Descrição de cada aula/atividade‭)

Aula‭ ‬1:Atividade‭ ‬AMARELINHA-em quadra-através dessa brincadeira o aluno aprenderá a desenvolver suas habilidades motoras e até onde ele poderá ir pulando desafiando seu próprio corpo;

Aula‭ ‬2:Atividade‭ CABO DE GUERRA-em quadra-os alunos aprenderão a trabalhar em equipe utilizando entratégias para vencer e sentir o desenvolvimento corporal com o jogo;

Aula 3:Atividade BARRA MANTEIGA-em quadra-Desenvolverão o movimento a interação e a comunicação em equipe para ter um ganhador do jogo;


Estágio inicial:AMARELINHA
Estágio intermediário:CABO DE GUERRA
Estágio final:BARRA MANTEIGA

9-Avaliação


Depois de realizadas as atividades pedir que façam uma roda para conversar sobre os jogos e as brincadeiras. A participação de cada aluno deve ser observada e avaliada pelo professor.


10-Outras Informações

Se precisarmos utlizaremos outras atividades com os alunos para uma ampliação do seu conhecimento sobre jogos e brincadeiras folclóricas.

Referências Bibliográficas


PCN Volume 07 Educação Física:Editora Brasilia,200:A secretária,2001.
Site de pesquisa <http//Wikipedia.org/Wiki/educa:>

3 comentários:

  1. Olá, quero compartilhar com vocês um material fantástico e gratuito, O Almanaque de Brincadeiras e Dinâmicas. Ele contém 1000 atividades recreativas, dentre brincadeiras ao ar livre, brincadeiras de salão, brincadeiras antigas, brincadeiras folclóricas, dinâmicas de grupo para jovens e tarefas de gincana para todas as idades e ocasiões. É um monumento da recreação e seu download é totalmente grátis. Vale a pena baixar, divulgar... e brincar!

    ACESSE:
    http://brincadeirasderua.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir