segunda-feira, 25 de outubro de 2010


 A importância do brincar nas séries iniciais

     As crianças ,quando brincam, colocam-se em um papel no mundo imaginário, transferindo suas angústias por meio do brincar. Nessa brincadeira, transfere os sentimentos de medo, insegurança, ansiedade, frustrações, amor, rejeição. Essa brincadeira propicia a construção do conhecimento e a autonomia do educando.
      É através das brincadeiras que a criança cria oportunidade de interação com todos ao seu redor e essas relações ativam o processo de desenvolvimento cognitivo do aluno , ampliando seu repertório.
    As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, cognitivas e também da relação de afetividade entre os educandos, que estabelecem laços de amizade entre si e adquirem conhecimentos.
    Para Piaget, os jogos têm significado para a criança, quando ela começa a inventar, reconstruir objetos com sua própria criatividade, levando-a a um processo de assimilação e acomodação. O aluno assimila várias realidades formando assim novos conceitos e dando espaço à acomodação.
     Quando o jogo proposto cria oportunidade para que o aluno busque, verifique resultados e raciocine sobre o conteúdo, ele coloca a criança em um momento lúdico, preparando-a para solucionar problemas em situações presentes no seu cotidiano.
     A exclusão do jogo infantil das propostas pedagógicas diminui o processo de desenvolvimento cognitivo do educando, pois não cria oportunidade de obtenção de novos significados.
     Os jogos de construção são considerados de grande importância por enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver  habilidades da criança.
     A escola auxilia na formação do aluno. Nela, o educando aprende e amplia seus conhecimentos. Os jogos, no currículo escolar, tornam-se atividades sérias que ajudam no desenvolvimento da criança.
     A educação lúdica contribui para a formação do infante, possibilitando um enriquecimento pedagógico e de valores culturais, ensinando a respeitar as opiniões dos outros e ampliando o conhecimento.
      Jean Piaget cita várias vezes a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da criança. Para ele, o jogo não é apenas um momento de distração, mas também uma forma de proporcionar uma aprendizagem significativa.
       A criança, quando joga, percebe seu lugar e valor no grupo. Pelo jogo, a criança toma contato com os outros, construindo pensamentos; essa atividade se torna socializada, quebrando um pouco o egocentrismo encontrado na idade de seis a sete anos, já que são normais essas atitudes nessa faixa etária.
      As regras são compreendidas conforme vão surgindo as situações no jogo e pela interação no grupo, já que essas oportunidades de socialização ajudam a respeitar o outro e a criar momentos de aprendizagem.
     Mesmo as atividades competitivas podem ser bem vindas no ambiente educacional, pois, quando bem compreendidas pelos educandos, incentivam o respeito pelos colegas e a vivência das situações para lidar com perdas e ganhos.
     Assim, as crianças entendem as regras, participam com prazer das atividades e proporcionam momentos de sabedoria.
     A educação lúdica contribui para o desenvolvimento da criança quando tem uma função pedagógica, na qual a participação educacional promove a criatividade e interação, valorizando a linguagem oral.

                                      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

             KISHIMOTO,Tizuko Morchida.O jogo e a educação infantil,1ª ed.São Paulo:Pioneira Thomsom Leraning ,2002
         LOPES,Maria da Glória.Jogos na educação (Criar,fazer,jogar),4ª ed.São Paulo:Cortez,2001 
          ALMEIDA,Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida.Jogos divertidos e Brinquedos criativos,2ª ed.Petrópolis:Vozes,2002 
PIAGET, Jean. A construção do real na criança.. São Paulo: Ática, 2003, 3ªed.



Nenhum comentário:

Postar um comentário